Menos texto é mais representação! Petição aqui.

Uma bandeira é um dos símbolos republicanos que de alguma forma representa a cultura, a história e os ideais de um país. Porém nenhuma escolha de palavras será capaz de representar a totalidade da diversidade no Brasil.

Há ainda vários outros argumentos para retirarmos ‘Ordem e Progresso’ de nossa bandeira.

  • Ordem e Progresso são de fato valores importantes para o avanço de um país, mas não são tudo. Por que não incluirmos então ‘Liberdade’, ‘Educação’, ‘Igualdade’? Ao invés de seletivamente escolhermos dois valores acima dos outros, melhor é não favorecer nenhum.
  • O Brasil é um dos únicos países no mundo com algum texto em sua bandeira.
  • ‘Ordem e Progresso’ é uma redução da expressão positivista de Auguste Comte ‘O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim’. Mas esse é apenas um entre vários movimentos intelectuais ao longo da História. Por que tomá-lo como representativo de nosso país atualmente?
  • A expressão remete ao período dos governos militares no país, e por diversos motivos essa fase histórica não deveria ser lembrada por nossa bandeira.

É verdade, o Brasil tem várias outras prioridades para construir um futuro melhor. A mudança da bandeira é um pequeno grande problema, mas um que afeta a forma como todos os cidadãos se identificam com seu país.

Nenhuma tradição é imutável, e essa deve mudar!

Algumas referências: